quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Raças - 1. Abissínio

Gato abissínio (país de origem: Etiópia)

Abissínios são gatos de origem indiana, tímidos e discretos, de miado baixo que se assemelha ao som de um sino.

Temperamento
São animais muito inteligentes, independentes e que aprendem com grande rapidez. Gostam muito de água e costumam conviver bem com cães e outros gatos. Adaptam-se facilmente às pessoas.


Características físicas
Seu corpo é esguio e musculoso, são ágeis e ativos, com nível alto de energia, e portanto necessitam atividade física. Se confinados, devem ter acesso a brinquedos e distrações, de preferência ter contato com outro(s) gatos(s), com quem costumam interagir muito bem.
A raça apresenta uma marcação de pelagem denominada ticking, que apresenta faixas com tonalidade escura ao longo de cada pêlo, especialmente na ponta. Essa marcação dá um efeito especial em sua bela pelagem.
Não dão trabalho para os donos, sendo que sua pelagem necessita apenas de escovação regular com luva para manter-se viçosa.

A Raça no Brasil
No Brasil, a criação de Abissínios encontra-se em fase de expansão. Estima-se que a raça foi introduzida no Brasil na década de 70. Embora seja uma raça de grande destaque nos Estados Unidos, Europa e outros países, podemos ainda considerá-los raros aqui . Este fato é comprovado através de um levantamento dos números de registros feitos nas grandes entidades gatófilas.

Atualmente os Abissínios ganharam um novo lugar na gatofilia nacional e por muitas vezes são vistos vencendo exposições.
Pelagem
Sua pelagem é de textura fina e suave, mas resistente quando tocada em sentido contrário ao do crescimento do pêlo. Apresenta um brilho intenso, refletindo sempre uma tonalidade mais quente. O padrão da pelagem é agouti ( em inglês significa Cutia ), apresentando um ticado/ticking ( marcação salpicada ) escuro e parelho que contrasta com bandas de cor mais clara e alternadas, harmonizando com a cor principal. A banda de cor mais escura e externa é a responsável por este padrão ticado. A banda mais clara está mais próxima da pele. As partes internas do corpo, das pernas e peito , normalmente apresentam uma coloração básica, sem nenhum ticado , listras ou manchas . Os tons mais profundos e concentrados são os desejáveis. A cauda não apresenta listras e tem sempre a ponta de cor mais escura.


Os filhotes quando nascem, apresentam uma cor escura e com a parte interna do corpo bem mais clara. A marcação salpicada, que irá predominar na idade adulta e é característica da raça, somente se manifestará a partir de seis semanas de idade. Este efeito sombreado e brilhante onde cores claras e escuras são intercaladas, torna a pelagem dos Abissínios ímpar.

Desta forma, o Abissínio ideal deverá apresentar a cor clara de fundo na base do pêlo e a cor mais escura na ponta, tornando-se mais intensa ao longo das costas e da cauda. Pernas e face são levemente sombreadas.

Este padrão de pelagem que apresenta ticking pode ser encontrado também em alguns animais selvagens como o puma e a cutia.
 

Cores
As principais cores aceitas para a raça são: ruddy, sorrel, blue e fawn. Outras cores como o silver, chocolate e o lilás, estão sendo aprimoradas em busca de um reconhecimento futuro e ainda não são aceitas por algumas entidades gatófilas.

RUDDY – Conhecida também como usual ou lebre. É considerada a cor original da raça e é também a mais apreciada. De tonalidade marrom-alaranjado, ticado com bandas de cor preta ou marrom escuro.

SORREL – Conhecida também como vermelha e canela. Esta é uma diluição da cor ruddy e apresenta uma coloração vermelho-alaranjada , ticado com bandas de cor marrom-chocolate.

BLUE –Coloração cinza-azulado, com ticking azul mais intenso, contrastando com uma tonalidade de um pálido creme das partes internas do corpo e base do pêlo.

FAWN –Coloração bege-rosado, com ticking marrom-cacau. As partes internas do corpo e base do pêlo devem ser de pálida cor bege. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Categorias

Seguidores